AllShare Cast, a resposta da Samsung ao AirPlay da Apple

AllShare Cast

Quem tem um iPhone e por algum motivo se encantou pelos novos aparelhos com Android começa a colocar na balança os prós e contras para se fazer a mudança.

Hoje as 2 plataformas tem tudo o que o usuário pode querer e fica difícil achar algum ponto que favorece mais uma ou outra, acaba ficando pro gosto de cada 1.

Uma coisa que a plataforma Android ainda não tinha como concorrer com o iPhone, era com relação ao AirPlay.

O AirPlay, pra quem não sabe, é um protocolo que a Apple desenvolveu e que em conjunto do Apple TV (ou alguns apps no computador) você faz o espelhamento (mirror) da tela do seu celular para a televisão.

Imagine ver tudo o que se tem na tela de menos de 5 polegadas em uma de mais de 40?

Muita gente que nunca usou o recurso pode achar inútil, mas se você já usou alguma vez, fica dificil ficar sem.

Cada um vai achar uma utilidade pro recurso, eu particularmente uso para jogar.  (quem ainda acha que jogo de celular é mal feito de uma olhada em NFSMW e MC4)

Hoje não sinto nenhuma necessidade de comprar um video game exatamente por causa disso.

Mas voltando ao Allshare cast… o AirPlay é da Apple e como faço no Android? Em breve, com a dupla Android 4.2 e Google TV todo mundo vai ter acesso a este recurso, mas por enquanto só existe uma alternativa que é usar um aparelho top de linha da Samsung com o seu dongle chamado AllShare cast.

Primeiro vamos explicar este estranho nome. AllShare é o nome que a Samsung usa para os seus produtos que compartilham media em celulares e smart TV, Cast vem do protocolo usado neste equipamento que é o Miracast.

A Samsung foi a primeira empresa a implementar o Miracast e o resultado foi este aparelho da foto abaixo:

AllShare Cast Dongle

Para fazer o espelhamento da imagem você precisa ter o Dongle acima e um aparelho da Samsung, Galaxy S3 ou Galaxy Note 2.

No YouTube existem divesros videos mostrando o AllShare Cast em ação, separei alguns:

 

 

Samsung AllShare Cast Dongle – Samsung Galaxy S3 Unboxing & Demo

 

 

 

Samsung Galaxy S III – Screen mirroring with AllShare Cast Dongle

 

 

Diferente do AirPlay que tudo passa pelo seu roteador wireless, o AlShare Cast usa uma conexão wifi-direct, ou seja, a conexão é direta entre o dongle e o seu celular, você não precisa ter um roteador wireless em casa pra isso.

O aparelho é muito pequeno e consome pouca energia, apesar dele vir com uma fonte para ser ligado na tomada, eu o liguei na USB da minha TV para fazer a alimentação elétrica.

Para o dongle funcionar, sua ROM não pode ser modificada ou seu aparelho ter root. Caso você tenha uma rom modificada com root, use o triangle away para conseguir conectar.

O AllShare Cast é muito bom, mas percebi um problema. Ele usa a CPU do aparelho pra fazer o mirror, só de conectar no dongle e abrir o system panel da pra ver que o processador do Galaxy S3 fica em uso constante de 1GHZ (acontece o mesmo no Note 2). Veja as imagens:

Não conectado ao Dongle

Não conectado ao Dongle

Conectado ao Dongle

Conectado ao Dongle

Na teoria isso não deveria ser um problema (já que o Galaxy s3 é quad-core), mas na pratica chega a atrapalhar.

Jogos mais pesados como o NFSMW usam toda a CPU do celular e acaba concorrendo com o espelhamento, o resultado é uma imagem bem quadriculada e feia na tela, de forma que fica impossivel jogar em alguns casos.

Alguns jogos são mais espertos e tem a opção de dual screen, neste caso os controles ficam no celular e a tela do jogo na televisão, como não tem a necessidade de sincronizar a imagem, o consumo de cpu é menor e a imagem fica perfeita. Um detalhe importante. Apenas 2 jogos tem o recurso de dual screen no momento e são eles o Modern Combat 3 e o Asphal 7. Outro detalhe é que não pode ser o jogo baixado no Google Play e sim no Samsung Apps (estes 2 jogos são gratuitos para donos de s3 e note2).

Assistir filmes é outra coisa interessante de se fazer porém, assim como acontece na conexão HDMI normal pelo adaptador MHL, as legendas só aparecem quando você usa decodificação por software. Leiam este post que vocês vão entender.

No geral gostei muito do AllShare Cast e recomendo para quem tem um Galaxy S3 ou um Galaxy Note 2, acredito que em breve outros equipamentos da Samsung vão usar este recurso, como os notebooks. Existe também uma promessa da Samsung de colocar o recurso AllShare Cast numa futura atualização de firmware das atuais smart tv´s, neste caso não precisaria do Dongle, seria uma conexão entre o seu celular e sua TV.

O desempenho geral achei inferior ao do AirPlay.

Veja minha tabela comparativa entre o AllShare Cast e o AirPlay

AllShare Cast Dongle – Samsung Apple TV AirPlay – Apple
Tipo de conexão de rede WiFi-Direct WiFi ou ethernet
Tipo de conexão de vídeo HDMI HDMI
Tipo de conexão de áudio HDMI HDMI/Optica
Suporta senha? Não Sim
Suporta apenas áudio? Não (toda a imagem é enviada) Sim
Aparelhos compatíveis Galaxy S3 e Galaxy Note 2 (acredito que os novos Galaxy Tab, mas não testei) iPhone 3GS e 4 e iPad 1 algumas funções, acima disso todas, inclusive o Mirror
Preço do equipamento 79,00USD – Dongle 99,00USD – Apple TV 3G
Fácil de usar Sim Sim
Aparelho faz alguma outra função além do mirror Não Sim, tem vários aplicativos, reproduz vídeo, fotos e musica.
Pode ser alimentado por USB? Sim Não
Primeira conexão Precisa apertar botão atrás do aparelho Conecta normalmente
Um usuário pode derrubar outro já conectado? Não, a conexão atual precisa ser encerrada Sim
Vale a pena sem o smartphone? Não tem utilidade Sim
Encontra no Brasil? Não foi homologado pela anatel ainda mas pode encontrar no Mercado Livre e na www.novidi.com.br Sim, Mercado Livre, iPlace e Apple online

 

Adicionado em 25/07/2013 – Esqueça o dongle da Samsung… compre o ptv3000

 

 

24 Responses to AllShare Cast, a resposta da Samsung ao AirPlay da Apple

  1. Caio Gonçalves says:

    Ótimo post! muito bem escrito e detalhado!… parabéns!

  2. [...] Ele é exatamente igual os outros dois, com todas as características presentes no AllShare Cast. [...]

  3. andre lopes says:

    Nao estou de acordo com o que esta descrito aqui no site. Tenho um galaxy s3 e faco tudo na tv sem o dondle. Vejo videos musica e mais

    • torradeira says:

      boa tarde Andre!
      Concordo com o que vc diz que é possivel fazer quase tudo sem o Dongle, porem o foco do post é o espelhamento! e isso só é possivel com o dongle ou com o cabo HDMI.

      abs

  4. Eduardo says:

    Notícia tendenciosa.todas as desvantagens do all share cast estão no all share play.logo os dois serão os mesmo.e o que é melhor.já tem várias smarttvs que são compatíveis sem precisar do dongle.A maioria Samsung. A minha recebeu atualização e pronto.e os jogos funcionam bem.

  5. Luiz Carlos says:

    Eu tenho o Galaxy S3 e não tenho o dongle, mas vi que o usuário acima (Andre) comentou que vê tudo pela TV. Isso é possível sem ter um dongle ou cabo HDMI?

    • torradeira says:

      Boa noite Luis.
      Parece que se vc tiver uma tv samsung com com suporte ao wifi direct e o firmware correto sim! Mas nosso amigo do post podia dar mais detalhes da tv dele. Abs

  6. Edner says:

    Pelo que seu, somente as smart tv seria 8000 têm o dongle embutido. As series abaixo precisa do equipamento mencionado. Alguns colegas confudem o recurso com o DLNA, que reproduz musica e video sem fio do SIII para a Smartv.

    O All share cast é justamente a reprodução de qualquer tela do SIII na TV

  7. Edson says:

    O meu Dongle parou de funcionar após a atualização para 4.1.2.

  8. Daniel Pereira says:

    Só serve com tablet Samsung? Posso reproduzir a imagem no meu Galaxy Note 10.1 num projetor?

  9. Joaquim Ferreira says:

    Seu eu tenho uma rom modificada no S3 basta usar o triangle a way para zerar os contadores q funciuonará normal? É certeza isso? Estou para adiquirir o HUB mas não consigo usar rom original, se puder me ajudar com essa info eu agradeceria…

  10. kakafreitas says:

    Olá. Tenho um S3 e estou querendo comprar o cabo HDMI para ver filmes, etc…
    Uma pena que cada modelo, aparelho, etc é um tipo de conector…
    Tenho um N8 cujos acessórios (maravilhoso, assim como o N95) e infelizmente não serve no S3 esse conector, mas o cabo de dados, sim.

    Você diz que conectou HD externo?!?! Qual ?!? Pergunto por que adoooro e precisoooo de espaços (memória…rs), e tentei conectar meu HD 500(PQi) nem sinal. Tentei o HD 250(Seagate e Sony) também não… somente os Pendrives.

    Estou curiosa para saber qual modelo… ou alguma dica?!?!

    Obrigada, parabéns pelo post.

  11. […] entre iOS e Android e depois de uma experiência um pouco decepcionante com o AllShare Cast (confira aqui minha materia sobre o assunto) no Galaxy S3, tive uma grata surpresa com o Miracast nativo do Nexus 4 e o PTV3000 da […]

  12. Fláwyo de S. R. says:

    Olá, você sabe me dizer se o AllShare Cast Dongle é compatível com o Galaxy S4 mini (I9192)? Obs.: Há neste Galaxy a função Screen Mirroring e ele é totalmente compatível com o AllShare Play da minha TV Samsung.

    • torradeira says:

      Boa tarde! Provavelmente é compatível mas não tenho como dar 100% de certeza.
      Abs

      • Fláwyo de S. R. says:

        Ok. Obrigado pela sinceridade!

        Uma última questão, se me permite. Na sua matéria achei pertinente os comentários em relação a qualidade do produto. Estou interessado em rodar filmes, vídeos do youtube e joguinhos menos exigentes em relação ao hardware, como Subway Surf, Mega Run, Angry Birds… Você acha que mesmo assim eu teria os problemas que você mencionou na sua matéria?

        • torradeira says:

          Pode ser que sim. Por isso aconselho o PTV3000 que com certeza é compatível com o seu Galaxy e o desempenho é melhor.
          Só está difícil encontrá-lo no Brasil.

          • Fláwyo de S. R. says:

            Percebi isso… Na verdade não o encontrei no Brasil, apenas na Amazon e no eBay. Porém, fico preocupado de fazer uma compra internacional e o produto vir com algum defeito. Afinal, nos termos da Amazon, por exemplo, fica claro que pode não haver garantia ao produto.
            De toda forma, obrigado por me ajudar respondendo minhas perguntas. Muito grato a você!

Comenta direito:

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE